2013-02-18

Artigo Terras de Vagos Dezembro


Missão Jubilar



Missão, do latim missio, ou missionis, que significa envio. É no dicionário Priberam da Língua Portuguesa que podemos encontrar estas pistas para nos ajudar a perceber um pouco deste caminho de Fé que estamos agora a abraçar e que irá durar até ao final do próximo ano. Segundo o mesmo dicionário, missão significa "ato de enviar ou de ser enviado, desempenho de um dever" e até faz uma ressalva para uma religião católica onde esmiuça a palavra missão como "sermão ou série de sermões destinados a avivar a fé". Para os menos atentos e que não sabem ainda daquilo que estamos a falar, deixem então que vos elucidemos. A Missão Jubilar é a celebração dos 75 anos da restauração da Diocese de Aveiro, comemoração na qual somos convidados a desempenhar determinadas tarefas no dia 11 de cada mês, avivando a nossa fé em Cristo e evangelizando, levando a alegria da Igreja aos outros.
Porém, chegados a este ponto em que já nos encontramos a viver o segundo mês da Missão Jubilar, as primeiras reações já começam a fazer-se notar e é demais evidente a adesão de grande parte da diocese, do velho ao novo, do pobre ao rico. O caminho está trilhado e nós fomos desafiados a percorrê-lo. Começámos na colocação do estandarte e agora é continuar a abraçar esta causa e a recolher os frutos que dela podem advir. Sem medo. Com Fé. Como cristãos. Mostremo-nos, portanto, confiantes e dispostos a sair por aí, para ir falar de Jesus Cristo a toda gente.




A3
O A3, Assembleia de animadores de Aveiro, é um encontro de animadores de pastoral juvenil que se realiza uma vez por ano para debater várias temáticas acerca do trabalho desenvolvido na divulgação e partilha da palavra de Deus nos jovens. E como de desafios se faz uma vida e a cristã não é exceção, cinco foram os animadores do Arciprestado de Vagos, que, juntamente com o novo orientador espiritual, Pe. Manuel Ribeiro, decidiram abraçar esta iniciativa desenvolvida pela SDPJV Aveiro. Da partilha de ideias e exploração do YouCat, livro baseado no Catecismo da Igreja Católica, fica a vontade renovada de uma procura maior e partilhada por Cristo e pelos seus ideais.



Mascote Arciprestal
Esta coisa estranha que podem ver aqui ao lado é o “Ondinhas”, a Mascote da Pastoral Juvenil e Vocacional do Arciprestado de Vagos. Baseado no logotipo do arciprestado apresentado na edição anterior pretende-se, desta forma, cativar o coração dos mais jovens e divulgar a alegria e personalidade vincada da juventude vanguense. Na Tua onda!




Fórum Ecuménico Jovem
Por vezes os cristãos são acusados de uma enorme hipocrisia, devido às separações que existem dentro da própria igreja de Cristo que nos leva a celebrar a Fé de uma maneira diferente. Após o XIV Fórum Ecuménico Jovem, foi fácil a perceção de que apesar de divididos entre diferentes caminhos e vivências (participaram no encontro católicos, protestantes e evangélicos), o objetivo que procuramos é o mesmo: o Reino de Deus. E sempre orientados pelo mesmo guia que é Jesus Cristo.



Advento

O tempo de advento, do latim adventus, chegada, é o primeiro tempo do ano litúrgico e aquele que antecede o Natal. Neste tempo somos desafiados a, com grande expetativa, preparar com alegria a chegada de Jesus Cristo Salvador. Apesar dos tempos que correm não se anteverem nada fáceis nem despertarem grandes alegrias, um cristão nunca deve perder a fé e a alegria de poder receber Cristo no seu coração. Mostremo-nos, portanto, abertos ao mundo, à nossa comunidade e, principalmente, à nossa família num gesto de partilha afetiva e de esperança num mundo mais justo e fraterno, onde possamos conviver juntos e unidos no amor de Deus, testemunhando-o através dos nossos atos e nas nossas ações. Deixemos, então, o nosso coração de braços abertos.

Sem comentários: