2013-02-18

Artigo Terras de Vagos Janeiro


Natal de Jesus:
Foi Natal, é Natal e será Natal sempre que o Homem quiser. Torna-se emergente este exercício de “morrer e nascer de novo” a cada novo amanhecer. Na realidade, Jesus não quer somente nascer na aurora do dia 25 de Dezembro. Jesus quer nascer todos os dias num único lugar; e esse lugar não é Belém, a cidade de David. Quer nascer todos os dias no coração de cada Homem; quer tão simplesmente preencher as aspirações mais íntimas dos nossos corações. Seria tão bom que sentíssemos todos os dias um Jesus que nos completa e que dá sentido à nossa vida e então assim, faríamos Natal todos os dias.



A esse propósito, nesta edição, trazemos aos nossos estimados leitores, leitores que releem e reveem nos nossos artigos uma juventude de esperança, uma pequena história que com certeza nos posiciona de forma concreta e consciente no Natal de Jesus Cristo. Esta história, fala-nos de um pequeno rapaz que mais que questionar uma mulher, questionou o mundo. Este jovem rapaz, envolto das correrias do mundo contemporâneo, encontrava-se por momentos num centro comercial. Naquele espaço, observou uma fila de empolgantes crianças que se dirigiam para o Pai Natal. De repente, uma mulher cruzou-se com ele e num subtil gesto de quem pára o tempo por um breve instante perguntou-lhe: “Onde está a fila para ver o menino Jesus?”. Aquela mulher foi interpelada por um “pequeno anjo” que a convidava à reflexão. Aquela pequena, mas pertinente questão, inquietou aquela mulher e bem poderia inquietar grande parte deste mundo. Afinal de contas o Pai Natal pode dar inúmeros presentes, mas nada tão valioso como a própria vida do Salvador que se entrega, numa perene Páscoa, às mãos dos malfeitores.
Chegou a altura de questionarmo-nos se aquilo que queremos ensinar e transmitir à juventude mas, principalmente, aos mais pequenos se vai basear numa recente tradição materialista ou num acontecimento que já conta com mais de dois mil anos e que nos vai renovando na fé cristã. Torna-se necessário começar a dar prioridade ao verdadeiro sentido do Natal para que toda gente consiga preparar os seus corações da melhor maneira para O receber. Para conseguirmos perceber como viver em plenitude e para lembrarmo-nos do verdadeiro exemplo de vida e testemunho.
Como afirma o nosso Papa Bento XVI, o nascimento de Jesus Cristo é uma oportunidade que temos para aprofundar o diálogo com Deus, possibilitando-nos a concretização de uma procura de paz interior em tempos tão conturbados. Segundo ele, é necessário perceber que a verdadeira e mais sólida paz vem de Deus e de dentro do próprio Homem.

Missão 11 | Dia do Grito:

O dia onze do mês de dezembro já passou e, mais uma vez, pudemos assistir à concretização de um desafio desta Missão Jubilar. Um desafio que, como já foi referido na edição anterior, consistiu na colocação de frases bíblicas nos mais diversos sítios de cada paróquia. Uma iniciativa bastante interessante que levou miúdos e graúdos a juntarem esforços e a porem mãos à obra na elaboração de tarjas onde conseguissem transmitir os ensinamentos que podemos ler na Bíblia. Infelizmente o tempo não cooperou com o trabalho realizado e nos dias seguintes foi notório o estrago que provocou. Quem sabe não terá sido uma maneira de Deus nos dizer que as frases são necessárias segredar para dentro e não para serem exibidas lá fora, sem que haja um mínimo de reflexão sobre elas.
Para este mês, o desafio é outro: "Dia do Grito". E não pensem que é um grito qualquer; este vai ser pela paz! Por isso não se esqueçam de viver connosco esta hora.

Oração Arciprestal de Advento:

Foi no dia 22 de Dezembro, pelas vinte e uma horas, que jovens e alguns pais dos vários arciprestados se juntaram na igreja de Calvão para celebrar mais uma oração de Advento. Mesmo o frio que se fez sentir não conseguiu demover estes simples cristãos de se aproximarem de Deus à sua maneira. Um pequeno exame de consciência e uma mensagem de esperança do nosso orientador espiritual, Pe. Manuel Ribeiro, foram o mote de preparação do coração para o acolhimento de Jesus Cristo Salvador. No final da celebração, de coração cheio e merecedor de partilha, cada jovem foi desafiado a partilhar algo com os outros, completando a frase "Eu desejo...", deixando uma mensagem de fé e esperança renovada.

Sem comentários: